Blog do dISPArteatro - Grupo de Teatro do Instituto Superior de Psicologia Aplicada

segunda-feira, outubro 15, 2007

improvisação e espontaneidade

o workshop que decorre às segundas das 17.30h/21.15h incide nos princípios fundamentais relativos à presença e contracena do actor, transversais às diversas formas de teatro: existir “aqui-e-agora”, “ser” em vez de “fazer”, reagir em vez de agir, atenção no processo e não no resultado.

Trabalho centrado em técnicas de improvisação contemporâneas, visa sobretudo libertar a criatividade do indivíduo. Tem como objectivo primordial conseguir um estado de maior espontaneidade, evitando a armadilha da auto-censura relacionada com questões como a competitividade, a inércia, a necessidade de sucesso, o preconceito, o medo do outro, etc. e melhorando o contacto com o manancial criativo interior do performer.

“Espontaneidade é quase sinónimo de talento” Stanistavski

Nicolau Antunes

domingo, outubro 14, 2007

Novo ciclo!

O dISPArteatro entrou num novo cliclo. Depois de dois anos em que as peças focaram, no primeiro, o indivíduo, e, no segundo, o grupo, tentamos com a peça deste ano "O meu Fado" balancear o indivíduo no grupo. O convite a Gil Alon (www.geocities.com/gilalon2001) surge naturalmente depois da sua estadia com o grupo em Outubro de 2006 que resultou num workshop intenso e marcante. O processo criativo decorrerá em Março, Abril e Maio de 2008, prevendo-se a estreia nos finais de Maio. Será um trabalho intenso que exigirá dos intérpretes 4 horas de ensaios (ao final do dia/noite) cinco dias por semana. O processo criativo envolverá dois músicos e um poeta/escritor a definir.
Até lá, trabalharemos improvisação e espontaneidade às segundas-feiras das 17.30h às 21.15h. Este trabalho visa criar um núcleo de improvisação dISPAr, por isso sejam pontuais e assíduos!
Bom Ano!