Blog do dISPArteatro - Grupo de Teatro do Instituto Superior de Psicologia Aplicada

quinta-feira, dezembro 16, 2010

Ser espontanêo é ...

A sanidade mental é uma máscara que aprendemos a usar em sociedade. Alimentamos essa máscara porque não queremos ser rejeitados pelas outras pessoas, pois ao revelarmos algum tipo de isanidade mental somos banidos do nosso grupo social.
Muitas pessoas têm a consciência que possuem alguma percentagem de insanidade, mas quando confrontadas com o outro, durante as relações interpessoais, confundem o self com o papel que desempenham em sociedade.
Sanidade não é a forma de pensar, mas sim a forma de apresentar-nos aos outros como pessoas de confiança.
A grande maioria das pessoas não revelam a sua insanidade nos contextos sociais, e quando o fazem em algumas situações são chamadas à atenção através do riso ou gargalhada. É horrivel quando são lançadas gargalhadas acerca das nossas acções.
A gargalhada e o riso são o "chicote" que nos mantêm em linha perante a sociedade.
Com o desenvolvimento vamos aprendendo a controlar as nossas acções, de modo a não suscitar gargalhadas ou risos nos outros. Ao fazer isso, estamos a apagar os nossos impulsos espontanêos, a censurar a nossa imaginação, a presentiar-nos com a vulgaridade e a destruir o nosso talento - mas conseguimos que não se riam de nós !
Apesar do pensamento insano ser condenado na sociedade, as pessoas vão ao teatro para o ver expressado pelos actores e aplaudem-no.

Keith Johnstone

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial